Nos processos de aprendizagem de nível superior, como é o caso da leitura, escrita, matemáticas ou do desenvolvimento do raciocínio lógico, estão implicadas uma série de habilidades auditivas e perceptivas que as crianças devem ter completamente desenvolvidas ao começar a etapa escolar (6 anos).
A interferência na aquisição ou no desenvolvimento das habilidades auditivas, pode ser a origem de uma alteração no processo de aprendizagem.
A criança vai criar estratégias para compensar o seu problema auditivo diante das demandas exigidas na escola, até que o nível acadêmico seja tão elevado para ela, que as suas estratégias se tornarão insuficientes e aparecerão os chamados “problemas de aprendizagem”.

 

Aprendendo a Ouvir

Ter uma audição normal não garante que o processamento auditivo tenha sua funcionalidade exercida de maneira efetiva.
A audição é um processo aprendido, portanto podemos aprender bem ou mal! 
SENA© contribui para a melhora da capacidade auditiva de receber, perceber e processar a informação do som.

Processamento Auditivo

A percepção auditiva serve para identificar, classificar, organizar, armazenar e lembrar a informação sonora. Através do processamento auditivo analisamos as diferentes características de um som como a intensidade, frequência, duração e damos significado ao que ouvimos

Atenção

Considerando que a falta de atenção é uma das maiores causas do fracasso escolar e sendo esta essencial para o aprendizado de novas habilidades, comunicação oral e escrita e de aprendizagem, melhorar atenção auditiva é um dos objetivos do SENA©. 

Leitura e Escrita

Os transtornos de leitura e escrita são alterações do desenvolvimento da linguagem, que tem por característica a dificuldade na aquisição e/ou no desenvolvimento da linguagem escrita por crianças que apresentam déficits tanto de decodificação fonológica como de compreensão da escrita.

Fala

Existe uma interdependência entre os processos auditivos e de linguagem. O bom desempenho de um deles contribui para o adequado funcionamento do outro, uma vez que a audição é a via de entrada da linguagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?